sábado, 29 de agosto de 2020

Governo do Brasil decide prorrogar fechamento das fronteiras por mais 30 dias

A medida restringe a entrada no país de estrangeiros de qualquer nacionalidade por via terrestre ou transporte aquaviário. A medida vai até 26 de setembro.

    Giro Icaraíma 29/08/2020
As fronteiras do Brasil permanecerão fechadas por mais 30 dias. O governo federal publicou nesta quarta-feira (26), portaria que restringe a entrada no país de estrangeiros de qualquer nacionalidade por via terrestre ou transporte aquaviário. A medida vale até 26 de setembro.

As restrições não se aplicam a brasileiro, nato ou naturalizado; imigrante com residência de caráter definitivo, por prazo determinado ou indeterminado, no território brasileiro; profissional estrangeiro em missão a serviço de organismo internacional, desde que devidamente identificado; funcionário estrangeiro acreditado junto ao Governo brasileiro;  a estrangeiro que seja cônjuge, companheiro, filho, pai ou curador de brasileiro; cujo ingresso seja autorizado especificamente pelo Governo brasileiro em vista do interesse público ou por questões humanitárias; portador de Registro Nacional Migratório; e transporte de cargas, além de outros casos específicos.

As medidas de restrições fazem parte do combate ao contágio do novo coronavírus. Foz do Iguaçu é uma das cidades afetadas pelo fechamento das fronteiras, pois a cidade é vizinha a Ciudad del Este (Paraguai) e Puerto Iguazú (Argentina). As pontes que ligam aos respectivos países estão fechadas desde março e apenas caminhões de cargas estão autorizados a passar.

Fonte: