Brasileiros na Nova Zelândia falam sobre bloqueio severo que ajudou país contra coronavírus
Bloqueio rígido ajudou país contra o novo coronavírus e Nova Zelândia suspendeu medidas de contenção nesta semana após anunciar não ter mais casos ativos de Covid-19.
Giro Icaraíma 10/06/2020
Um casal de brasileiros que vive em Wellington, capital da Nova Zelândia, comemora o fim do confinamento que ajudou o país a se livrar dos casos de coronavírus. Nesta semana, as medidas de contenção foram suspensas, exceto a restrição na fronteira, após o país não ter mais casos ativos de Covid-19.
"Foi diferente ver a cidade vazia. Todos neozelandeses seguiram à risca as recomendações do governo e acredito que isso fez com que alcançasse sucesso em eliminar o contágio pelo vírus ou ocorrência de casos na Nova Zelândia", afirmou o engenheiro Bruno Andrade, que vive com a esposa Daiane Oliveira há quatro anos no arquipélago do Pacífico Sul.
- Entenda como a Nova Zelândia se livrou da pandemia
- Nova Zelândia retoma vida 'livre da Covid' com compras, festas e trocas de abraços
- Nova Zelândia anuncia que não tem mais casos ativos de coronavírus no país
Foram sete semanas de um bloqueio severo, que ajudou o país a se livrar da pandemia. A Nova Zelândia adotou confinamento, fechou as fronteiras, obrigou as pessoas a permanecer em casa, fechou o comércio e suspendeu todas as atividades não essenciais.
Bruno e Daiane são de São José dos Campos, no interior de São Paulo e vivem há quatro anos na Nova Zelândia. Eles destacaram as medidas rápidas e rígidas de enfrentamento ao vírus.
"Só podíamos ter contato com pessoas que moravam na mesma casa ou manter a bolha. Poderia sair só para emergência, supermercado era limitado a apenas uma pessoa por casa. Serviços essenciais trabalharam normal e todas lojas e restaurantes foram fechados. Só saímos de casa para ir ao supermercado", disse Bruno.
Nesta semana, a primeira ministra, Jacinda Ardern anunciou que o último paciente isolado por causa do novo coronavírus teve alta e que o país não tem mais casos ativos de Covid-19. Com isso, foram suspensas todas as medidas de contenção, exceto as restrições nas fronteiras.
Eventos públicos e privados, as indústrias de varejo e hospitalidade e todo o transporte público retomaram as atividades nesta semana sem normas de distanciamento social que ainda existem em grande parte do mundo.
O arquipélago do Pacífico Sul, com uma população de cinco milhões de habitantes, registrou 1.154 casos confirmados e 22 mortes.
Por André Luis Rosa, G1 Vale do Paraíba e Região