sábado, 2 de maio de 2020

O avanço de mais uma massa de ar frio e seco pelo Sul do Brasil

GIRO ICARAÍMA
02/05/2020



O avanço de mais uma massa de ar frio e seco pelo Sul do Brasil já ocasiona a diminuição expressiva das temperaturas em boa parte da metade sul paranaense. Como exibe a figura ao lado, as temperaturas às 20 h já estavam abaixo dos 10 °C nas regiões Sul e Central, com destaque para General Carneiro, 5,6 °C. O frio também se intensifica no Sudoeste, microrregião de Cascavel e sul dos Campos Gerais. No extremo norte, o tempo ainda está aprazível, mas até a madrugada o frio vai alcançar a região, porém a intensidade será menor do que no setor sul do Paraná.

SATÉLITE 

 O domingo será um dia típico do outono, resfriamento mais significativo nas áreas central, sul e leste do Paraná. Da RMC ao Litoral permanece com muita nebulosidade por causa da incursão de ar úmido, do oceano para o continente. Tempo estável nas demais regiões paranaenses, com predomínio de sol na maioria das cidades e calor à tarde.



A estabilidade atmosférica permanece na segunda-feira em todas as regiões paranaenses por conta da atuação da massa de ar seco. No Leste, entre a RMC e as praias, o sol aparece entre muitas nuvens, mas mesmo assim o tempo fica aprazível e no interior o sol predomina desde cedo com calor de mais de 30 °C no Noroeste. Os índices de umidade relativa do ar diminuem muito nos municípios das faixas norte e oeste.



Assim como aconteceu com a maior parte dos sistemas frontais que tem se aproximado do Paraná, este também não provoca temporais sobre o continente, e sim sobre o oceano. A figura mostra a incidência das descargas elétricas acumuladas em 15 min (entre 11h10min e 11h25min de hoje). Pode se observar que a frente fria avançou para o Sudeste do Brasil, mas os temporais estão ocorrendo somente sobre o mar do Atlântico.