sábado, 30 de novembro de 2019

ESCOLA MUNICIPAL E CMEIS DE ICARAÍMA REALIZAM A FINALIZAÇÃO DO PROGRAMA A UNIÃO FAZ A VIDA 2019.




Giro Icaraíma
30/11/2019


A culminância do Programa “A União Faz a Vida” desenvolvido pela instituição financeira cooperativa Sicredi União PR/SP em parceria com a Prefeitura Municipal, através do Departamento de Educação, foi um dos momentos mais esperados para as escolas e CMEIs do município de Icaraíma, o evento ocorreu  no dia 28/11/19 na Escola Municipal Icaraíma, no período noturno, no CMEI Bruna Santos de Moura, no CMEI Arco Irís, e no CMEI Casinha Feliz,  no dia 29/11/19, durante o dia. A realização deste trabalho contou com toda rede educacional das instituições como professores, alunos, família, assessoria pedagógica, gestores, apoiadores e parceiros.

PUBLICIDADE





Construir cidadãos cooperativos é o maior objetivo do Programa A União Faz a Vida, acontece por meio de aplicação da metodologia de projetos que incita os alunos a verem a sua habilidade como autores empreendedores do seu próprio desenvolvimento, ao lado de seus professores e suas ações pedagógicas.


PUBLICIDADE


Os alunos fizeram apresentações através de músicas e danças, aliaram a teoria à prática. Foram apresentados diversos temas - SUSTENTABILIDADE, CUIDADO COM OS ANIMAIS, RECICLAGEM, PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, HORTA, HISTÓRIA DA ESCOLA, A PAISAGEM DO MUNICÍPIO, INCENTIVO À LEITURA, ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, TRÂNSITO, MÚSICA, GERMINAÇÃO, CAMPO E CIDADE, dentre outros.

PUBLICIDADE


 Os professores destacaram nas mensagens o valor e a importância do programa para estimular os alunos a realizarem descobertas e compreenderem o mundo a sua volta com uma nova visão, contribuindo na sua formação de cidadãos que colabora e tem compromisso com o bem comum, onde serão protagonistas para fazer um mundo melhor.


O Programa a União faz a vida trouxe a comunidade para o espaço escolar. Durante o desenvolvimento e a preparação para o fechamento e apresentação dos resultados – A Culminância, trabalhos maravilhosos foram desenvolvidos, através pesquisas, fotos, maquetes, entrevistas, visitas in loco, resgatando memórias do Município, nomeando praça recentemente construída, memórias da nossa escola.


“Através do Projeto surgiu a oportunidade da concretização de um sonho: homenagear a Família Emerim que em um momento de muita dor, decidiu doar os órgãos de sua filha Thais Emerim, que foi aluna da Escola Municipal Icaraíma, onde concluiu o 5° ano e a decisão de dar seu nome a Escola Municipal é eterniza-la e principalmente incentivar o debate sobre a importância da doação de órgãos para salvar vidas. Os Professores da Escola Municipal, já estão pensando em vários temas a serem trabalhados em 2020, tais como a justificativa da mudança do nome da Escola, com temas relacionados a doação de órgãos, de sangue, de amor, de respeito ao próximo, enfim cultivar em nossas crianças e seus familiares o sentido ao qual acreditamos que neste mundo nossa missão é servir ao próximo” Prefeito Marcos Alex de Oliveira.






Através do projeto Espaço de Convivência: Praças desenvolvido com os alunos do 4°C , onde a Professora Marcia Zatt, em contato com a Diretora Jane Eliza Domingos Pavan, levou ao conhecimento do Prefeito Marcos Alex um projeto, onde as crianças das turma indicariam alguns nomes e entre os mais destacados, seria feita a escolha do nome da praça, através da votação dos demais alunos da Escola, a  praça próxima ao Cartório Eleitoral recebeu o nome: Praça das Crianças.

“Temos primeiramente que agradecer a Deus, a Cooperativa financeira  Sicredi União PR/SP que trouxe a Icaraíma o Programa a União faz a vida antes mesmo de instalar a Agencia no município, ao Prefeito Marcos Alex que se encantou com a proposta apresentada e aceitou, aos colaboradores que atenderam prontamente nossas crianças, nas visitas in loco, as famílias, aos nossos alunos, aos funcionários da escola, aos secretários, as Diretoras: Celma Gomes; Marcia Ereno, Giani Almeida, Jane Eliza, as Coordenadoras Pedagógicas: Claudinéia Martins; Dulcinéia Onório; Eva Cavichioli; Marcia Fabris e Marlete Bezerra, a Assessora Pedagógica Leslie Amanda,  Coordenadora Local do Programa Sandra Ap. Pereira Brito Cardoso e demais funcionários que nos ajudaram no desenvolvimento de todo projeto e de modo especial aos Professores das Instituições Municipais de Ensino: CMEI Arco íris, CMEI Bruna Santos Moura, CMEI Casinha Feliz e Escola Municipal Icaraíma  que foram as estrelas, pois foi através da orientação aos alunos e comprometimento que o projeto foi um sucesso, do início ao momento final - A CULMINANCIA” (Ocinéia Martins de Angelo, Secretária Municipal de Educação)
.