quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Sarampo avança mais de 1.000% no Paraná em 30 dias

Giro Icaraíma
10/10/2019

O Paraná já tem 103 casos confirmados de sarampo. Os dados atualizados nesta quinta-feira (10) pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde do Paraná) indicam que a doença continua avançando de forma escalonada no estado. Em 30 dias, os registros avançaram 1.044%. Do dia 10 de setembro até hoje os casos confirmados de sarampo saltaram de nove para 103.
PUBLICIDADE

região metropolitana de Curitiba concentra quase a totalidade das confirmações da doença. Conforme o boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira, 80 pessoas estão infectadas pelo sarampo apenas na capital paranaense. Outros 18 casos estão distribuídos em outros sete municípios da Grande Curitiba (Colombo, Pinhais, São José dos Pinhais, Campo Largo, Campina Grande do Sul, Campo do Tenente e Fazenda Rio Grande).
PUBLICIDADE

“Curitiba é a nossa maior cidade. Tem grande circulação de pessoas, incluindo um trânsito frequente de pessoas entre a capital paranaense e São Paulo”, explicou a coordenadora da vigilância epidemiológica da Sesa, Acácia Nasr. O estado paulista já registra mais de sete mil infectados e 12 mortes causadas pelo sarampo.
PUBLICIDADE

A médica responsável pelo setor de detecção e controle das doenças transmissíveis no Paraná explica que o sarampo é uma doença altamente contagiosa. Segundo ela, 90% das pessoas suscetíveis ao sarampo adoecem após o contato com o vírus Measles morbillivirus, causador da doença.