terça-feira, 27 de agosto de 2019

Semana comemorativa na APAE de Umuarama


Conquista: Nova sala para fisioterapia será inaugurada nesta semana!
Giro Icaraíma
27/08/2019


Os belos cães da raça Buldogue Campeiro “invadiram” a APAE – Umuarama, provocando risadas e muita diversão. A primeira atividade da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (SNPDIM) na Apae (Associação de Pais e Amigos Excepcionais) trouxe alegria e relacionamentos ao universo excepcional.
PUBLICIDADE

Comemorada anualmente, neste ano entre 21 e 28 de agosto, a SNPDIM visa incentivar a sociedade a olhar para as necessidades especiais desse público seleto. O tema 2019, “Família e pessoa deficiente como protagonista na implementação de políticas públicas”, tem o objetivo de dar mais voz política e social às famílias e às pessoas portadoras de necessidades especiais.
Para que este objetivo seja alcançado, diversas atividades estão sendo realizadas. A passeata, por exemplo, realizada nesta manhã de terça-feira, 27, no centro da cidade, tem o intuito de conscientizar a sociedade em geral sobre trabalho realizado pela Apae. Também visa incentivar o apoio de empresários e comerciantes à escola que se mantém por meio de doações.
Outras atividades como passeios, atividades físicas e recreativas, fazem da SNPDIM uma semana de festa e conscientização.



Cão Amigo
A Cinoterapia é um tipo de tratamento psicológico, físico e emocional que se utiliza da presença de animais como coterapeutas. Esse tipo de terapia pode ser aplicada em diversas situações, às pessoas com necessidades especiais, em diferentes faixas etárias.
Nesta semana em especial, a visita do criador de cães Marcos Silva e família com seus Buldogues Campeiros, Hórus e Armani, do Canil MDA Refúgio Campeiro de Umuarama teve um objetivo mais recreativo. Entretanto, o benefício da presença dos cães é indiscutível.
Alegria e interesse são visivelmente expressados pelas crianças da Apae com a chegada dos cães. Por serem dóceis, brincalhões, fofos e amarem carinho, os cães também se divertem em meio às crianças. O contato entre eles é um momento especial de interação!  








Inauguração
Devido a muitas campanhas e movimentos como os realizados durante a SNPDI, a Apae de Umuarama tem mais uma conquista a comemorar: É a nova sala nova sala de fisioterapia, onde será aplicado o método PediaSuit, especializado para pessoas com distúrbios neurológicos.
Amanhã, 28 de agosto, a sala será inaugurada com a presença de pais, alunos, apoiadores e autoridades civis.
Participe e colabore!
Para colaborar com a Apae – Umuarama, entre em contato com a secretaria da escola:
R. José Dias Lopes, 5170 - Jardim Lisboa, Umuarama - PR, 87502-270
Anita Leite
Edição e fotos: Thais Polesi