Por ora, não há decisão oficial da juíza para que o ex-presidente deixe a carceragem em Curitiba
Governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), liberou uma aeronave para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixe a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba nas próximas horas. Lula pretende ir ao enterro de seu neto Arthur Araújo Lula da Silva, 7 anos, que morreu nesta sexta-feira (1º/3), vítima de meningite. O sepultamento ocorrerá em Santo André, no ABC Paulista, no sábado (2).
O pedido para que Lula deixe a prisão foi protocolado às 14h07 pelo advogado Cristiano Zanin, que faz a defesa do ex-presidente. “O artigo 120, inciso I, da Lei de Execução Penal (Lei nº 7.210/84) expressamente assegura o direito do cidadão em situação de encarceramento sair temporariamente do estabelecimento em que se encontra na hipótese de falecimento de descendente”, afirmou a defesa, no documento.No entanto, ainda não foi divulgada uma decisão oficial da juíza Carolina Lebbos, da 12ª Vara Criminal Federal de Curitiba sobre a soltura do petista. Durante a tarde, o pedido para que Lula possa ir ao sepultamento do neto foi colocado em segredo de Justiça. A defesa de Lula também informou que, por isso, não pode comentar o trâmite. Veja a nota do governo do Paraná:O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seguirá para São Paulo em avião do Governo do Paraná. A aeronave foi liberada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, atendendo pedido da superintendência da Polícia Federal no Paraná. O apoio para o deslocamento permitirá que o ex-presidente participe do velório do neto Arthur Araújo Lula da Silva, que morreu nesta sexta-feira em Santo André, vítima de meningite.”
Pontue-se, ainda, que a Defesa técnica do Peticionário poderá acordar com a Autoridade Policial ou com quem este E. Juízo venha a determinar providências específicas que eventualmente sejam necessárias para assegurar sua presença no velório e funeral de seu neto. Compromete-se, desde logo, por exemplo, a não divulgar qualquer informação relativa ao trajeto que será realizado pelo Peticionário”, escreveu o advogado, no pedido.
Antes, em janeiro deste ano, Lula foi impedido de participar do velório de seu irmão Genival Lula da Silva, o Vavá, 79 anos, vítima de um câncer. Isso porque, na madrugada de 29 de janeiro, dia da morte, o desembargador de plantão do TRF-4, Leandro Paulsen, negou um recurso da defesa do ex-presidente para que ele deixasse o cárcere.
Só no início da tarde do outro dia, o ministro Dias Toffolli, presidente do Supremo Tribunal Federal, autorizou a saída. Como a decisão saiu tardiamente, Lula optou por não ir à cerimônia, pois, quando ele chegasse à região de São Bernardo do Campo, o corpo já teria sido enterrado.
Entenda
Neto de Lula, Arthur Araújo Lula da Silva, de apenas 7 anos, morreu nesta sexta-feira (1º/3), vítima de meningite. Ele chegou debilitado e com febre alta ao Hospital Bartira, da rede D’Or, em Santo André, no ABC paulista, mas o quadro se agravou e ele não resistiu.
Neto de Lula, Arthur Araújo Lula da Silva, de apenas 7 anos, morreu nesta sexta-feira (1º/3), vítima de meningite. Ele chegou debilitado e com febre alta ao Hospital Bartira, da rede D’Or, em Santo André, no ABC paulista, mas o quadro se agravou e ele não resistiu.
Arthur é filho de Sandro Lula da Silva, o caçula de Lula com Marisa Letícia. A mãe do garoto chama-se Marlene Araújo. O enterro está marcado para a tarde deste sábado (2/3), em Santo André.