sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Barbearia de Umuarama resgata autoestima de andarilho ao transformar seu visual


O viajante sem destino Walace Alves Gonçalves ficou emocionado com a gentileza: “eles foram muito simpáticos e atenciosos”




Um andarilho de passagem por Umuarama recebeu uma proposta inesperada nesta quinta-feira (14). Walace Alves Gonçalves, de 26 anos, passou por uma transformação no visual, realizada pela Barbearia Coisa de Homem. 

Ele estava no Lago Aratimbó quando foi abordado por funcionários da barbearia e de imediato aceitou o convite. Ed Schons, proprietário da Barbearia Coisa de Homem, conta que tinha em mente fazer um trabalho de transformação com moradores em situação de rua e encontrou o Walace por acaso. “Assim que vimos ele resolvemos aproveitar e colocar em prática essa ideia”, disse. 
A mudança no visual foi completa: aparou a barba, cortou cabelo, fez as unhas e ganhou novas peças de roupa. Walace é de Presidente Prudente (SP) e fez a maior parte do trajeto para Umuarama a pé. Ele está há duas semanas na cidade e disse ter ficado surpreendido com a proposta. “Eles foram muito simpáticos e atenciosos, resolvi aceitar”. Ex-estudante de biologia, ele conta que viver nas ruas foi uma opção. “Gosto de andar e ir de uma cidade para outra caminhando mesmo, às vezes recebo uma carona de caminhoneiros, mas andar me faz refletir sobre a vida e curtir a paisagem. Aqui em Umuarama fiz muitos amigos e fui muito bem recebido”. 

Para o proprietário da barbearia foi um momento muito gratificante: “foi uma ação no improviso, sem programar e agora queremos colocar em prática e fazer todo mês”, conta Ed, que comanda também o Salão Gabyza Cabeleireiros ao lado da esposa, Raquel Schons. “Iremos direcionar para homens a mulheres em situação de rua uma vez por mês, registrando desde o momento da abordagem”, explica. 

Fonte: